Pão com Sementes de Linhaça, Girassol e Abóbora

SEM GLÚTEN – SEM LEITE/DERIVADOS – COM SOJA – COM OVOS

As sementes de girassol, linhaça e abóbora acrescentam sabor e textura especial neste pão sem glúten adaptado das  receitas maravilhosas de Elizabeth Barbone. A linhaça é rica em gorduras monoinsaturadas, a semente de girassol contém vitaminas A, E, selênio, magnésio e a semente de abóbora possui vitamina  B3, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. Uma dica é retirar as sementes da abóbora, lavar em água e secar ao sol. Depois podem ser tostadas com sal e pimenta e adicionadas em saladas, massas, bolos ou apenas como petisco.

1 xícara  padrão utilizada nesta receita = 240ml

Mistura de Sementes

1/2 xícara de semente de girassol crua e sem sal

1/2 xícara de semente de abóbora

1 colheres de linhaça

Ingredientes Secos

1 1/2 xic de farinha de arroz integral

1 1/2 xícara de farinha de arroz branco

1/3 xícara de fécula de batata

1/3 xícara de amido de milho

2/3 xícara de leite de soja em pó

2 colheres de sopa de açúcar demerara

1 1/2 colher de chá de sal

1 1/2 colher de sopa de goma xantana

Ingredientes Molhados

2 ovos

2 1/4 xícara de água morna

1/4 xícara de óleo de canola

2  1/4 colheres de chá de fermento biológico

Modo de preparo

1. Unte levemente uma forma para pão com óleo e farinha de arroz.

2. Combine as sementes em uma frigideira sem óleo e toste mexendo constantemente até liberarem aroma e adquirirem uma cor levemente dourada.

3. Em um recipiente, misture bem os ingredientes secos.

4. Separadamente, dissolva o fermento na água e incorpore os demais ingredientes molhados. Deixe descansar por 5 minutos. Lentamente misture os líquidos sobre a mistura seca, incorpore os ingredientes utilizando as mãos até dar liga (aprox. 5 minutos). A massa deve estar leve e pegajosa. Caso esteja seca e dura acrescente água e misture até incorporar o líquido. Repita o processo se for preciso. A massa não deve formar uma bola coesiva, nem parecer dura e densa. Também não é preciso sovar. Adicione as sementes e amasse por mais 2  minutos para espalhar por toda massa.

5. Coloque a massa na forma pré-preparada e cubra suavemente com um plástico limpo untado com óleo. Deixe a massa descansando para crescer por 1 hora. Em dias mais quentes a massa irá crescer mais rápido.

6. Pelo menos 15 minutos antes do pão estar pronto para assar, pré-aqueça o forno a  180 C.

7. Asse o pão por aproximadamente 1 hora. Usualmente quando a casca começa a ficar muito dourada eu cubro com papel alumínio para continuar a assar no interior do pão.

8. Vire o pão assado em uma grade p/ que esfrie completamente.

Armazenar em geladeira ou congelar.

Rendimento: 1 pão médio

2 comentários

  1. Elza Novaes diz:

    Oi Anna, tudo bem? Descobri o teu blog por acaso ontem, enquanto procurava a receita de alguma focaccia no google. E que descoberta mais feliz! Teu blog é ótimo, super útil e cheio de dicas fantásticas e as receitas são de dar água na boca. Já até me aventurei e acabei de comer uma fatia desse pão que acabei de tirar do forno – deu super certo! Amanhã quero testar o pão de banana e aos poucos ir testando tudo rsrrs. Anna, nessa receita como eu posso substituir o leite de soja em pó? Tem algum substituto? O que eu poderia fazer para tirá-lo do pão? Muitissimo obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas com a gente. Um abraço, Elza – Londrina-PR

    • Olá Elza! Fiquei imensamente feliz em ler seu comentário, de saber que testou, que gostou e de te inspirar com novas idéias na culinária sem glúten. Eu não estou conseguindo me dedicar como gostaria nesse momento devido a mudanças, falta de utensílios, ingredientes e toda situação de meses provisórios. Por isso não pude mais re-testar estes pães com outros ingredientes (meu forno atual não funciona para pães), apesar de sentir muita falta deles. A soja em pó entra como ingrediente protéico da receita, por isso você poderia utilizar outras proteínas como substitutos: a proteína de leite – caseína – se não for alérgica ou até a albumina isolada em pó. Claro que as quantidades não serão as mesmas e é preciso testar para saber. Boa sorte nas aventuras e apesar de estar mais ausente conte sempre com minhas dicas! E me conte como ficou o pão de banana.. grande beijo! Anna

Deixe um comentário